MATEMÁTICA E A RECICLAGEM
Categoria:
Educação Fundamental – 9º anos
Modalidade:
Matemática Aplicada/Inter-relação com outras disciplinas.
Instituição:
Escola Municipal Rosa Maria Berezoski Demarchi
Orientador:
Hermínia Andolfatto Heusser
E-mail:
herminiaheusser@bol.com.br
Este projeto teve como
objetivo mostrar para o aluno que a matemática está no dia-a-dia. O
mesmo relata uma pesquisa que tem como objetivo principal a
conscientização sobre a importância da reciclagem do lixo em
nossas vidas e refletir sobre alternativas para conservar o meio
ambiente e lucrar com a reciclagem. Não se tem como falar de
reciclagem sem se falar do meio ambiente. Pois a nossa vida saudável
depende de um meio ambiente saudável.
O projeto começou com
debates em sala sobre o quanto é importante preservar nossos rios,
nossas florestas, não poluindo os mesmos. Os alunos fizeram uma
pesquisa sobre a poluição do meio ambiente e sobre reciclagem.
O projeto Matemática e Reciclagem trabalham, muito além das
questões matemáticas em sala de aula, ele motiva a criar a
consciência ecológica e, assim, além de reduzir a quantidade de
lixo produzida diariamente, os alunos aprenderam também a
reaproveitar alguns materiais.A culminância do projeto foi à
construção de um pinheiro de natal com três metros de altura com
garrafas pet no formato de uma pirâmide com base quadrada e faces
triangulares, e uma casinha, com paredes e telhado feitos com caixas
de leite que iriam para o lixo. Esta casinha vai abrigar o presépio
montado em frente a nossa escola em dezembro de 2013.
Depois
da construção dos mesmos os alunos passaram a calcular áreas,
perímetros, volumes, medidas, ângulos e aplicações do teorema de
Pitágoras, assuntos já aprendidos no conteúdo escolar. Com este
trabalho os alunos do 9º anos puderam reconhecer a importância da
matemática na construção humana, reconhecendo a contribuição
desta para a compreensão e resolução de problemas do dia-a-dia.
Passaram a apreciar a beleza intrínseca da matemática e da presença
dela, na construção, na natureza, nas ciências e na tecnologia.
Aproveitando o assunto, reciclagem, pesquisamos a quantidade de lixo
produzido no município e no bairro. O papel da matemática no
desenvolvimento do aluno não é exclusivamente para a formação do
pensamento lógico matemático, mas desenvolve diversos aspectos da
atividade intelectual, por exemplo: a capacidade de interpretar, de
analisar, de criticar, de concluir e verificar os cálculos do gasto
do dinheiro público no recolhimento do lixo e manutenção dos
aterros sanitários. Desenvolve também a criatividade, a intuição,
o bom senso e a organização para diminuir a produção de lixo.
Aprender matemática é saber usá-la na vida diária, por isto, cabe
a nós mostrarmos onde usar a matemática nos dias de hoje. A
educação para a cidadania requer que questões sócias sejam
apresentadas para a aprendizagem e a reflexão do aluno como:
entender a importância de diminuir a quantidade de lixo, de reciclar
e os perigos que o mesmo trás se jogado no meio ambiente.
PROJETO: MATEMATICA E A RECICLAGEM
Escola
Municipal Rosa Maria Berezoski
Joinville
2013
Diretora:
Ana Karina
Supervisora:
Luciana
Orientadora:
Aurora
Professora:
Hermínia
Matéria:
Matemática
Publico
alvo: alunos do 9º anos B, C, D, E, F e G
Objetivo:
Conscientizar o aluno e
comunidade da importância de reciclar para conservar o meio
ambiente. RECICLAR É BOM, REUTILIZAR É MELHOR E REDUZIR É MELHOR
AINDA.
Zelar pela natureza,
reforçar cada vez mais perante os alunos a consciência de
preservação do meio ambiente; mostrar como é necessário reciclar
e quais os benefícios que isto traz para o ambiente.
Introdução
A questão lixo,
reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais
urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade
depende da relação estabelecida entre a natureza e como o homem
utiliza esta natureza.
Neste projeto
abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudança de
valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu
cotidiano. Para tanto, o recolhimento de garrafas pet e embalagens de
caixas de leite para a construção de uma mini casa e um pinheirinho
de natal, mostra que lixo é dinheiro, lixo é luxo. Depois com o
espírito natalino esta mini casa vira presépio no colégio.
Considerando que o
homem faz parte do ambiente em que vive, dele depende para sobreviver
é de suma importância sua conscientização para os cuidados com o
mesmo, reciclando o lixo. Além de reciclar e reutilizar é preciso
sensibilizar todos os envolvidos no projeto sobre um método bastante
relevante que é reduzir significativamente a quantidade de lixo, e
isso só é possível se consumirmos menos e de maneira eficiente,
sempre racionalizando o uso de materiais e de produtos em nosso
cotidiano. Como afirmou Lavoisier (1743-1749): “Na natureza nada se
perde, nada se cria, tudo se transforma”.
Portanto, sentiu-se a
necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial
para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação
do planeta ocupa a atenção da sociedade local e do mundo. A escola
se engaja na busca de soluções para preservar o ambiente. A
educação ambiental é um processo longo e contínuo, vamos primeiro
mudar nossos hábitos e atitudes, isto porque a mudança deve ser
espontânea e vir da vontade de cada um para que ela possa ocorrer.
Na construção desta casa o aluno vai exercer também o espírito
cooperativo.
DESENVOLVIMENTO
DO PROJETO
Formar equipes que irão
pesquisar sobre o lixo no ambiente, quais as conseqüências no
presente e no futuro. A importância de reciclar. A necessidade de
plantar árvore vendo os benefícios de se plantar e as conseqüências
do corte das mesmas. Pesquisar sobre a poluição causada no mundo
pelo lixo e doenças causadas por ele.
Depois desta pesquisa
os alunos começam a arrecadar material reciclável para confeccionar
(embalagens de garrafas de pet e caixas de leite), a mini casa que
servira de presépio no natal e o pinheiro de Natal. Os alunos irão
construir e decorar a casa com as embalagens que depois será montado
o presépio. Uma forma eco consciente de confeccionar esta casa e
este pinheirinho é só utilizar matérias recicláveis. Assim
matérias primas descartadas não irão para o lixo e o meio ambiente
é preservado. As peças, além de enfeitar a escola, também chamam
atenção por estimular a conscientização sobre a importância de
preservar o meio ambiente. A idéia de decoração natalina com
materiais recicláveis no caso dos 9º anos a casa com embalagens de
leite e o pinheirinho com garrafas pet é uma alternativa que une
criatividade, baixo custo, e principalmente, consciência ecológica.
Com este trabalho, os
alunos sentem que são valorizados e capazes de construir algo útil
e belo, que serve para despertar um novo olhar sobre as coisas que
estão ao nosso redor. E percebem que materiais, como embalagens de
leite e garrafas pet, não são “lixo”, mas uma possibilidade de
transformação.
E, para estes alunos,
fica a mensagem de que nosso “lixo” não é jogado “fora”:
ele permanece “dentro” do planeta. E que, reaproveitar estes
materiais é, acima de tudo, respeito e zelo pela vida humana e pelo
ambiente. É saber olhar o mundo, tão vazio de esperança, com amor.
Este é o verdadeiro espírito de transformação do Natal.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS NO PROJETO
ARTES: Professora:
Cintia
Em artes o professora
auxilia na pintura da casa e na conscientização do lixo jogado no
pátio da escola.
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES: Professora Janete
Conscientizando, o
pelotão ecológico, formado por ela, também na importância da
diminuição do lixo no meio ambiente e com a ajuda de alunos do 9º
ano G construíram outra árvore de natal com garrafas pet.
SUPERVISÃO: Professora
Luciana
Ajudou na organização
do recinto da casinha, com enfeites, pintura e presépio.
MATEMATICA:
Professora:
HERMÍNIA
Na matemática vamos
estudar áreas, volumes, formas geométricas, perímetro, custos,
ângulos, etc.
Em matemática depois
da casa e o pinheiro prontos os alunos foram para o pátio e
começamos os cálculos:
- Número de embalagens utilizadas e material utilizado:
- Casinha: Presépio- Material:
- 20 sarrafos de 1,80 m
- 25 ripas de 2 m
- 550 caixas de leite vazias
- Papel Kraft, tinta, pregos (tudo doações).
- Pinheiro.( árvore).
- 4 sarrafos de 3m
- 4 sarrafos de 1m
- Teto e piso
- 3 ripas de 3m
- 956 fundos de garrafas pet (fundos e flores).
- 12 metros de tecido TNT R$ 20,00
- 1 kg de arame R$ 10,00
- 5 latas de tinta spray (doação).
- Custo e gasto total: R$ 30,00.
- Cálculos: casinha
Áreas:
a)-
Paredes laterais- comp. X altura =
1,97
X 2,10= 4,14 m² X 2 = 8,28 m²
b)
fundos
Altura.
X largura= 2,10 mX 1,56 m =3,28 m²
c)
Teto e piso
Comp.X
largura
1,97
mX 1,56 = 3,07 m² X 2= 6,14 m²
d)Area
total= 8,28m²+ 3,28m²+ 6,14m²=17,70 m²
- Telhado
Comp
x largura
2,58
m X 1,10m = 2,84 m² X 2 = 5,68 m²
- Volume: comprimento x largura x altura =
1,97m
x 1,56m x 2,10m = 6,45 m³
- Volume do prisma do teto: Area da base x altura
- Pinheirinho:
- Área da base e área das faces.
Base
quadrada de 1 m e altura de 3 m.
Área
das faces=
- Volume
Área
da base X altura: 3=
- Gastos necessários com material:
Foram gastos 12 m de
tecido TNT= R$ 20,00 e 1kg de arame R$ 10,00= R$ 30,00. O restante de
material foi doado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário